Durante a Caravana da Saúde, bombeiros ensinam população a combater incêndios domésticos

Campo Grande (MS) – Durante a Caravana da Saúde realizada na microrregião de Corumbá e Ladário, o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, através de demonstrações práticas realizadas no sábado (3), ensinou aos usuários que passaram pelo complexo montado na Escola Estadual João Leite de Barros, localizada na rua Cabral, no Centro da cidade, a evitar acidentes e combater incêndios domésticos.

De acordo com o sargento Gilson Gonçalves, para cada classe de incêndio existe um método de combate. “Aqui na Caravana da Saúde nós estamos mostrando que um vazamento de gás doméstico com chama pode ser apagado com um cobertor úmido ou molhado, com extintores ou ainda diretamente tapando o local por onde o produto está sendo liberado, com o fechamento sequente da válvula”, explica o Bombeiro que não aconselha o uso da técnica por pessoas inexperientes.

Atento às orientações dos bombeiros, o estudante João Vitor Carvalho, 11 anos, diz que caso se depare com um vazamento de gás, já sabe como proceder. “É preciso ficar calmo combater a chama do vazamento com o cobertor molhado ou direto com a mão e fechar rapidamente a válvula do botijão”, afirma.

Durante a Caravana da Saúde os Bombeiros realizaram ainda demonstração de vários materiais utilizados pela corporação, como por exemplo, os extintores, roupa de aproximação de incêndio, corta frio, policorte, material de mergulho, mangueiras utilizadas no combate à incêndios, colete de imobilização dorsal, aparelhos de salvamento de altura, terrestre e aquático e capacete de incêndio.

O Corpo de Bombeiros orientou ainda os usuários da Caravana da Saúde, em como proceder para prestar os primeiros socorros à vítimas de acidentes como queda, automobilísticos, de infarto e de afogamento. “E mesmo sabendo os primeiros procedimentos é importante que a pessoa entre em contato com o Corpo de Bombeiros através do número 193”, finaliza o sargento Gilson.

Joelma Belchior

Posted in Notícias and tagged .