Caravana realiza oficina e capacita mais de 200 agentes em Três Lagoas

Três Lagoas – Cerca de 200 profissionais participaram na amanhã desta quarta-feira (10) da Oficina para Agentes Comunitários de Saúde e Agente de Endemias, realizada no auditório da AEMS (Faculdades Integradas) em Três Lagoas. A capacitação integra o cronograma de capacitações realizado pela Caravana da Saúde em cada edição. O objetivo é informar os técnicos sobre as principais ações voltadas aos cuidados contra a dengue, chukungunya e zika além dos trabalhos voltados à vigilância ambiental.

JBC_6227

Para o coordenador de controle de vetores da Secretaria de Estado de Saúde (SES) Gilmar Ribeiro, a capacitação tem como principal objetivo reforçar as ações realizadas pelos agentes junto à população, além de esclarecer duvidas sobre doenças que possam chegar a Mato Grosso do Sul.

“O objetivo da capacitação é trabalhar junto aos agentes de saúde a conscientização da população sobre os cuidados a serem tomados contra a dengue, chikungunya e o vírus zika. Mostramos para eles dados e informações sobre como lidar com este tipo de doença e sua prevenção. São doenças que possuem o mesmo vetor e é importante que os agentes falem sobre estas medidas junto a moradores. A conscientização das pessoas ainda é o melhor caminho para se evitar o aumento de casos de doenças como a dengue”, afirmou Gilmar.

IMG_0426

Há 16 anos atuando como agente de endemias em Água Clara, Edvalcir Wagner Neres, falou sobre o trabalho junto a moradores e destacou os temas debatidos pela capacitação como método para aumentar a eficiência dos profissionais em saúde.

“Os agentes atualmente buscam não apenas vistoriar residências e conscientizar os moradores como também informar até mesmo as crianças para que os cuidados a doenças como a dengue sejam uma preocupação de todos. A capacitação nos dá mais informações para que possamos reforçar as ações a cada visita”, destacou.

Para a agente comunitária de saúde Juliana Tramarim, a proximidade com a população é o colaborador para que cada vez mais a conscientização sobre doenças como a dengue e chikungunya possam registrar redução de casos. “O papel do agente é levar estas informações sobre saúde ao morador. Explicar que cada tem que fazer a sua parte para que se evite casos novos de dengue, chikungunya e outras doenças. É muito bom para o agente participar deste tipo de capacitação pela oportunidade de conhecimento disponibilizada e que afeta diretamente nos resultados do nosso trabalho no dia a dia”, disse a agente.

A Oficina para Agentes faz parte da programação da Caravana da Saúde e já passou pelo município de Bataguassu, com a participação de mais de 70 agentes. A Oficina é direcionada aos profissionais que atuam nos municípios da microrregião de Três Lagoas: Água Clara, Bataguassu, Selvíria, Santa Rita do Pardo e Brasilândia.

Jefferson Gonçalves

Fotos: Jessica Barbosa

Posted in Notícias.