Caravana da Saúde registra mais de 500 atendimentos no início dos trabalhos em Três Lagoas

Três Lagoas (MS) – Cerca de 550 pessoas passaram pelas primeiras consultas na manhã desta terça-feira (09) nas carretas oftalmológicas da Caravana da Saúde em Três Lagoas. Instalada no parque Arena Mix, a edição do programa deu início aos procedimentos de oftalmologia que seguem até o dia 18 de junho no município. Desde o início da manhã, moradores de Três Lagoas já estavam presentes para se cadastrar e dar início às consultas em busca do atendimento imediato levado pela Caravana da Saúde.

JBC_6076
A edição de Três Lagoas tem como meta o atendimento a pacientes que aguardam na fila dos municípios Água Clara, Bataguassu, Brasilândia, Santa Rita do Pardo, Selvíria e Três Lagoas. A previsão é de que sejam realizadas 2.200 cirurgias oftalmológicas e 6 mil consultas.

JBC_6105

Durante a manhã, pacientes destacaram o atendimento e o alívio ao ter a confirmação da tão aguardada cirurgia. Morador em Três Lagoas, o aposentado João Ferreira Borges, 58 anos, falou da dificuldade em conseguir marcar uma cirurgia oftalmológica e como a proposta da Caravana da Saúde vem para resolver esta situação. “Fiquei durante 1 ano tentando conseguir um médico para fazer a cirurgia, mas quando consegui o preço para esta cirurgia se tornou inviável para mim. Quando eu vi o anuncio da Caravana na TV vi que era uma grande oportunidade. É um programa excelente que está levando um atendimento a custo zero para a população”, destacou.

JBC_6134

Para Maria Conceição Pereira, 70 anos, durante dois anos após seu diagnóstico de catarata, não houve resposta para a realização de sua cirurgia o que se tornou um transtorno, já que teve que buscar via jurídico seu atendimento. “fiquei por dois anos sem resposta se eu faria a cirurgia ou não. Ia ao Centro de Especialidades Medicas e até prefeitura, mas voltava sem resposta. Acionei o jurídico até tomar conhecimento da Caravana da Saúde. Vim de imediato e já estou com a minha cirurgia confirmada. É um alivio principalmente para uma pessoa que já está com parte da visão comprometida. É uma esperança dada por esta iniciativa”, comemorou.

JBC_6146

Já José Assis Dias, 47 anos, o custo alto do procedimento cirúrgico fez com que adiasse a continuidade de seu tratamento. Após confirmar a sua cirurgia pela Caravana da Saúde, José destacou a eficiência no acesso ao atendimento. “O custo alto para a cirurgia sempre foi o empecilho para o tratamento. Mesmo pela rede particular era um custo muito caro, acabei deixando de lado. Quando soube da Caravana e que estes atendimentos estariam disponíveis vim de imediato. Já confirmei a minha cirurgia e a expectativa é das melhores a partir de agora”, disse José.

JBC_6175

Há três anos aguardando uma cirurgia de catarata, a aposentada Clarice de Souza Ferreira, 61 anos, percebeu que estava com problemas de visão ao perceber que não enxergava mais preços de tabelas em supermercados. Daí em diante os sintomas foram progressivos, afetando até as suas atividades de casa. “Tive o diagnóstico em 2012 e desde então o problema de visão foi se agravando. Nem mesmo os óculos adiantavam mais. Soube da Caravana da Saúde pela rádio e a minha filha fez a inscrição. Para mim é um alívio ter acesso a este atendimento de forma rápida sem ter que aguardar anos na fila. Eu estou muito contente e é a primeira vez que vejo uma iniciativa desta importância em Três Lagoas”, destacou Clarice.

A Caravana da Saúde está instalada no parque Arena Mix localizado na Rua Taufic Farran, sem numero, Vila Piloto. O dia D de atendimentos será nos dias 13 e 14 de junho onde também serão realizados consultas e exames com especialidades em ortopedia, cardiologia, IMC e também a presença das unidades parceiras como: Hospital do Câncer Alfredo Abraão, Tribunal de Justiça, APAE, SESI entre outros.

Jefferson Gonçalves

Fotos: Jessica Barbosa

Posted in Notícias.